Captação de vídeo aéreo. Os drones à serviço do marketing.

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Você sabe como começou a captação de vídeo por drone? Trazemos neste artigo, inúmeras possibilidades que esse acessório pode trazer. Continue lendo para se inspirar e quem sabe boas ideias vão aparecer para aplicar no seu negócio!

Quem nunca se deparou com um vídeo incrível feito por um drone? Imagens vistas de cima de paraísos naturais, de esportistas radicais fazendo suas melhores manobras ou ângulos inusitados de grandes eventos, por exemplo. 

O drone está cada vez mais presente nas gravações de vídeo, e isso definitivamente tem uma explicação. 

O que são drones e por que utilizar para a captura de vídeos?

Os Drones, também chamados de veículo aéreo não tripulado ou aeronave remotamente pilotada, são basicamente dispositivos voadores e controlados facilmente controlados à distância.

Eles surgiram primeiramente como um acessório militar, porém conforme o passar do tempo seu uso foi se popularizando e ganhando novas possibilidades. Devido ao seu tamanho reduzido e à facilidade para pilotar, ele pode alcançar locais remotos e inusitados sem dificuldades. 

Como consequência, eles foram adaptados e passaram a ser usados não só para diversão, mas também por empresas como a Amazon, por exemplo, para entregas de produtos, e também por profissionais e produtores audiovisuais para a captura de imagens.

Podemos encontrar imagens captadas por drones nos mais diversos setores e locais, sendo que o resultado é sempre de altíssima qualidade e pode se assemelhar muito à uma produção cinematográfica, desde que feito por profissionais do ramo.

Exemplos da utilização de drones na produção audiovisual

Um dos primeiros exemplos que se costuma vir à mente, é na própria produção cinematográfica, acompanhando o protagonista principalmente em cenas de aventura. 

Na área de turismo, é bastante comum encontrar vídeos feitos por drones sobrevoando paisagens e atrações de tirar o fôlego. Como consequência, isso desperta mais ainda o interesse em conhecer o destino e favorece a divulgação do mesmo. 

Durante eventos, gravações aéreas possibilitam explorar novos ângulos, o que pode ser interessante para casamentos, aniversários e práticas esportivas. Inclusive, eles trabalham com frequência na divulgação e transmissão de esportes radicais, gerando ainda mais impacto e emoção, completando a experiência. 

No setor imobiliário, os drones são usados para conseguir imagens inusitadas dos empreendimentos, que não seriam possíveis de outras formas. Essa prática chama ainda mais a atenção de investidores e compradores e valoriza o negócio e faz com que eles consigam se ver dentro daquele espaço.

Até mesmo prefeituras e divulgações públicas como um todo fazem uso da captação de vídeo por Drone para mostrar a localidade em questão, o que além de captar a atenção também faz os espectadores se sentirem representados e mais próximos. 

Obviamente, esse recurso é utilizado em divulgações publicitárias também. Podemos citar exemplos de propagandas de carro, por exemplo, onde o motorista explora paisagens remotas, ou quando drones são utilizados como banners.

Conteúdos jornalísticos também são beneficiados, afinal os drones têm fácil acesso aos locais foco da reportagem, como em casos de engarrafamento nas cidades. 

E, por fim, a captação de vídeo por drone também pode ser usada por empresas na construção de sua identidade institucional e storytelling. Vídeos das instalações internas e externas e dos projetos feitos pela empresa são muito bem-vistos pelos clientes!

Os benefícios trazidos pela captação de vídeo por drone

Fazer a captação de vídeo por drone valorizou os trabalhos em vídeo prestados para as marcas e hoje é visto como uma forma de se destacar por meio de uma perspectiva diferente nas imagens. 

O primeiro benefício que podemos citar em relação ao uso de drones é sobre os custos de produção. Antes, para se fazer imagens aéreas era preciso contratar toda uma equipe especializada e fazer uso de helicópteros, o que gerava um custo altíssimo. 

Hoje, existem diversos modelos de drones, que são relativamente pequenos, mas não perdem em qualidade e eficiência. Muitos desses equipamentos também têm um sistema de estabilização, para fazer com o que o resultado seja melhor ainda. 

Um segundo exemplo bastante relevante é o fato de que a experiência visual é completamente diferente de qualquer outra, o que além de chamar a atenção, também se conecta em um nível mais emocional, independente daquilo que está sendo retratado no vídeo. 

Esses conteúdos também valorizam a empresa e a imagem que os seus clientes têm dela, independente do setor de atuação. 

Com relação a produtos e serviços, imagens captadas por drone podem mostrar uma nova perspectiva e uma cena panorâmica e completa. Isso pode ser muito interessante para a divulgação dos mesmos. 

E sem contar o fato de que imagens desse tipo tendem a ter um maior engajamento nas redes sociais!

O que você precisa para fazer vídeos com um drone?

Para poder aproveitar todos esses e outros benefícios, são necessários alguns acessórios e atitudes. 

Para a captação de vídeo por drone é necessário ter uma câmera específica, um local de fácil acesso e seguro para a filmagem e também ter feito a análise do tempo e clima, para que tudo esteja favorável à filmagem. 

Vale ressaltar que não são todas as câmeras que podem ser utilizadas nos drones. Elas devem seguir as recomendações do fabricante do drone e, em geral, precisam ser menores e mais leves.

Quero usar drones na minha estratégia de vídeo, e agora?

Com a sua popularidade, surgiram várias opções de drones no mercado. Para momentos de diversão, qualquer um deles pode acabar servindo. Porém, para vídeos profissionais, o primeiro passo é ter um equipamento de qualidade, o que não é nada barato. 

Além disso, é preciso ter uma câmera que possa ser utilizada nele. Essa câmera precisa ser leve, pequena e principalmente resistente, afinal acidentes podem acontecer, o que explica o fato de as câmeras de ação serem usadas com mais frequência. 

Fora isso, é fundamental saber pilotar um drone, conhecer os melhores ângulos e como estamos falando de uso não recreativo, a ANAC também exige uma habilitação e cadastro especial

Por esses e outros motivos, o mais recomendado é sempre procurar por uma produtora de vídeo especializada! Dessa forma, você garante o melhor resultado possível, mantém a sua segurança e não precisa investir em todos esses equipamentos!
E o melhor de tudo, é que nós da Vis Produtora estamos capacitados para te ajudar nisso também!

Pensando em produzir um Vídeo para sua Empresa?

Informe seus dados de contato e um especialista falará com você.

Leia outros conteúdos

Fale conosco

Rua 7 de Setembro, 1760 – 3º andar – CEP 89012-400 – Blumenau/SC

Produtora Certificada