Vídeo 360º: Por que geram impacto nas suas ações de marketing e quais os benefícios para o seu negócio?

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Você já conhece a tecnologia de vídeos 360°? Saiba se a sua empresa pode ou não se beneficiar com isso. 

As novas tecnologias vêm cada vez mais revolucionando as experiências do dia a dia, seja facilitando tarefas, por exemplo, ou simplesmente criando momentos únicos e inesquecíveis. 

Essas tecnologias ganham destaque ainda maior quando falamos do mundo audiovisual e do marketing, em que tudo é pensado de maneira a prender a atenção dos usuários e convertê-los em clientes fiéis e engajados. E um excelente exemplo são os vídeos 360°.

O que é Vídeo 360°?

Vídeo 360° nada mais é que uma forma de apresentação do conteúdo em questão por meio de vídeos imersivos ou esféricos. 

Esses vídeos formam uma imagem contínua, como se o usuário em questão estivesse dentro de uma simulação daquele ambiente, podendo olhar para todos os lados e em alguns casos até mesmo aproximar e se locomover. 

E é justamente esse o principal foco dos vídeos 360°: promover a interação entre usuário e conteúdo. Consequentemente, além da experiência única, é possível ter uma maior conexão e interação com os internautas.

O exemplo mais comum de conteúdo feito nesse modelo é o Google Street View, projeto que iniciou em 2004 e foi lançado 3 anos depois. Por meio da junção de fotos, foi possível criar uma experiência em 360°.

Como esses tipos de vídeo são feitos?

Basicamente, podemos citar duas formas de produzir esse tipo de conteúdo

A primeira é por meio de câmeras próprias para esse tipo de conteúdo, e de preferência com a ajuda de um tripé. Esses equipamentos já fazem toda a análise e captura do ambiente. Posteriormente, o ideal é editar posteriormente e cortar os momentos desejados. 
A segunda forma é a menos ideal, que é com o uso de smartphones e programas de edição próprios, tirando fotos panorâmicas ou vídeos para “juntar depois”. O resultado pode até ficar parecido, porém a qualidade é bastante inferior.

Como podemos usar essa tecnologia no dia a dia?

Ao contrário do que muitos podem pensar, essa tecnologia é acessível aos usuários! Claro que com os óculos de realidade virtual a experiência é outra, mas é possível levar os vídeos 360° mesmo para quem está em casa, pelo Facebook e Youtube. 

Nas plataformas, o upload de conteúdos 360° está disponível desde 2015. Para conferir o conteúdo, os internautas podem simplesmente clicar nas setas, arrastar a imagem para a direção desejada ou mover os seus dispositivos. 

No entanto, isso ainda não é tão explorado, mesmo com uma ampla possibilidade de utilização. 
Sobre empresas, podemos observar cada vez mais a utilização da realidade virtual com os vídeos 360° na apresentação de produtos e de como seria a experiência de utilização. Seja dirigindo um carro, em um brinquedo no parque de diversões, em propagandas interativas e muito mais!

Exemplos e possibilidades de utilização

No dia a dia, essa tecnologia pode servir para muito além do entretenimento. Escritórios de engenharia, arquitetura, design de interiores ou outros do ramo imobiliário, podem usar os vídeos 360° para que seus clientes vejam e tenham uma noção mais precisa de como é aquele imóvel por dentro. 

Sim, as fotos servem ao propósito, porém não permitem se “locomover” e perceber a amplitude interna. Além de que, com isso, é possível fazer um tour completo pelo ambiente, seja ele interno ou externo!

Empresas de turismo podem usar essa tecnologia para proporcionar tours virtuais. Mesmo sem poder viajar e conhecer o local pessoalmente, ainda assim é possível ver de perto os estabelecimentos, pontos turísticos e paisagens de tirar o fôlego. 

E vale citar novamente o Google, que por meio de conteúdos 360° permite conhecer diversos museus e até mesmo passear pelos canais de Veneza! Outro excelente exemplo é o da NASA e seus vídeos da Lua e do espaço. 

Nos esportes, é possível ter a mesma visão do atleta, o que pode chamar muita atenção e cativar mais ainda quem está vendo, principalmente se for algum esporte radical. 

Com relação ao aprendizado, essas técnicas podem ser implementadas para a modernização de treinamentos e para promover uma maior participação e engajamento

Por meio de um ambiente virtual imersivo, públicos em qualquer lugar do mundo podem ter acesso àquele conteúdo da mesma forma que teriam pessoalmente. 

Isso pode ser muito interessante também para treinamentos na área médica, seja para estudantes ou profissionais formados. Atualmente, existem registros de realidade virtual como tratamento terapêutico e social e em treinamentos ou simulações.

Por fim, também pode-se dar ênfase ao entretenimento. Existem uma série de videogames que usam de uma visão 360° para proporcionar uma melhor experiência e aumentar as possibilidades do jogo.

Ou também em shows e eventos, documentários, ou até mesmo em notícias, passando a sensação de como se o espectador realmente estivesse ali.

Vídeo 360° para marcas

Cada vez mais empresas estão introduzindo o uso de vídeos 360° nas suas estratégias de marketing, o que se dá pelos inúmeros benefícios observados nos mais diversos setores. 

Anúncios nesse estilo promovem um maior engajamento e atraem mais a atenção dos internautas. 

Segundo dados coletados pela Google, o nível de interesse e o CTR, ou taxa de click, é maior, consequentemente promovendo um maior engajamento. Em comparação a um anúncio “comum”, esse teve 41% a mais de interação e 46% a mais de visualizações. 

Outras estatísticas, sobre o ano de 2021, informam que vídeos 360° tem um engajamento de 200% a mais que fotos comuns, além de um CTR 4 vezes maior. 

Em relação a outros tipos de vídeos, 90% dos internautas dizem preferir os 360°, sendo que 98% deles dizem que esses vídeos são mais “emocionantes” e 60% gostariam de ver mais conteúdos assim. 

Em relação aos anúncios, eles são mais propensos a serem vistos como relevantes e aumentam as compras em 7%!

Invista já em vídeos 360° para o seu negócio!

Para aproveitar todos esses e outros benefícios que conteúdos 360° podem trazer para você e o seu negócio, é fundamental que estes sejam feitos com equipamentos próprios e que cada detalhe seja pensado de maneira a proporcionar a melhor experiência possível. 

Crie vídeos para apresentar sua empresa ou seus produtos e garanta resultados únicos e incríveis com a ajuda de quem realmente entende. Nós da Vis Produtora adoramos contar histórias que vendem, e adoramos te ajudar a fazer o mesmo. 

Pensando em produzir um Vídeo para sua Empresa?

Informe seus dados de contato e um especialista falará com você.

Leia outros conteúdos

Fale conosco

Rua 7 de Setembro, 1760 – 3º andar – CEP 89012-400 – Blumenau/SC

Produtora Certificada