Vídeo de Produto: Uma solução indispensável para as empresas venderem mais

Compartilhe este conteúdo!

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Você já investe em vídeo de produto para o seu negócio? Não perca mais tempo e saiba a importância que isso pode ter para alavancar os seus resultados!

O Marketing vem se expandindo cada vez mais, e a cada dia novas técnicas e estratégias estão sendo implementadas. Tudo em busca de uma forma de atrair, conquistar e reter a atenção de seus clientes e clientes em potencial. 

É por esse motivo que as empresas investem tanto no visual: identidade de marca, cores próprias e chamativas, redes sociais, banners, entre outros. E também é por isso que os investimentos em vídeo de produto estão crescendo.

Por que investir em vídeo de produto para o meu negócio?

85% dos usuários da internet assistem vídeos online. Se pararmos para pensar que o número de usuários hoje ultrapassa os 4 bilhões em todo o mundo, podemos afirmar com certeza que esse mercado é muito grande. 

Mesmo que seja um negócio apenas brasileiro, mais de 74% da população está conectada.

E quando falamos de vídeos, estamos falando de um terço de todo o tráfego online global. 58% das pessoas assistem vídeos todos os dias, gastando em média 6 horas toda semana assistindo. 

A média de retenção de um vídeo é de 52%, sendo que as pessoas passam 3x mais tempo em uma página com vídeos e retém 95% a mais de informação do que se comparado a conteúdos de texto. 

E podemos também falar sobre as mídias sociais. No Facebook, mais de 500 milhões de pessoas assistem vídeos diariamente, o que gera 135% mais tráfego do que imagens.

Já no Instagram, 75% dos usuários tomam alguma ação depois de assistirem um vídeo da marca, 72% compram um produto depois de ver um vídeo na plataforma e 65% das impressões de anúncio vêm desse tipo de conteúdo.

Podemos também citar benefícios próprios da utilização de vídeos no marketing:

  • Páginas da web que contém vídeos são 53 vezes mais propensas a alcançar a primeira página do google;
  • 50% dos consumidores pesquisam por vídeos de produto antes de comprar;
  • Vídeo Marketing pode gerar até 66% mais leads, sendo a mesma porcentagem de leads qualificados;
  • 54% dos consumidores querem ver mais campanhas de vídeos;
  • Vídeo Marketing pode gerar até 300% a mais de tráfego;
  • Vídeos personalizados são os que têm a maior taxa de retenção;
  • 93% das empresas vão conquistar um novo cliente por meio de vídeos;
  • Empresas que usam estratégias de vídeo observam um crescimento da receita de 45%.
  • 96% dos usuários disseram ter assistido a um vídeo explicativo sobre determinado produto ou serviço;
  • 83% das empresas perceberam resultados positivos ao usar vídeos explicativos;

De maneira resumida, podemos perceber nitidamente que marcas e empresas que se utilizam de estratégias de vídeo têm um resultado mais significativo do que em relação àquelas que ainda não aderiram a essa forma de comunicação

Esses benefícios são diversos: aumentam as vendas, fidelizam os clientes, auxiliam no SEO, e muito mais!

E sim, existem tipos de vídeo para qualquer negócio ou produto. 

Tipos de vídeo de produtos

Quando falamos de vídeo de produto, podemos citar os principais tipos: os vídeos de apresentação, os tutoriais e os vídeos de venda. 

Os vídeos de venda são os famosos anúncios. Eles destacam os pontos fortes e principais tanto da marca quanto do produto, sendo geralmente mais curtos (entre 30 a 60 segundos).

Em um vídeo de apresentação, o produto ou serviço em questão será apresentado de maneira clara e simples aos seus consumidores em potencial. Nele, é importante mostrar as principais características, os benefícios trazidos, fazer comparações com produtos similares ou suas versões anteriores, resenhas, unboxing e responder as principais dúvidas. 

Por fim, um tutorial é como se fosse uma apresentação resumida do manual de instruções. Eles ensinam a como usar aquele produto ou alguma determinada função e 85% dos usuários preferem a versão em vídeo do que o livreto que vem junto.

Vídeo de explicativo de produto produzido para a Amanco

Onde e como utilizar vídeos nas estratégias?

Facebook, Instagram e Youtube. Essas são as principais plataformas de vídeo atualmente, onde também vale mencionar o crescente Tik Tok. Cada uma delas dá destaque a determinado tipo de vídeo e possui diretrizes e resultados diferentes. 

Fundamentalmente, é preciso criar uma estratégia para a utilização dos vídeos, para então definir onde eles serão utilizados e se adequar à cada plataforma. É importante destacar também que os vídeos precisam ter clareza de informações e fatos.

Ainda, é preciso se pensar em cada detalhe, até mesmo em quem está narrando o vídeo, afinal isso é motivo para 75% dos consumidores desistirem da compra

Assim, é preciso saber onde os vídeos de produtos têm mais destaque, qual tipo de vídeo que terá uma melhor percepção pelos internautas e onde postar cada um deles. 

Facebook

No Facebook, para que os vídeos de produto tenham mais sucesso, eles precisam ser postados diretamente na plataforma, ao invés de compartilhados e linkados ali. E é ideal que tenham entre 45 a 60 segundos de duração. 

Existem também outros pontos que geram mais engajamento, que são: mobile-friendly e no formato quadrado ao invés do horizontal. E um fato curioso é que a maioria dos usuários assiste vídeos sem som, o que deve ser considerado na hora de montar uma estratégia

Youtube

O Youtube é a plataforma de vídeo mais popular, com quase dois bilhões de usuários mensais, de todas as idades. Aqui, anúncios têm uma probabilidade de mais de 80% de reter atenção do que anúncios feitos na televisão. 

O foco principal dos usuários aqui é com vídeos de músicas e entretenimento, porém a plataforma tem uma grande importância para as marcas. Vídeos tutoriais estão entre as 4 categorias mais assistidas, sendo que 68% dos usuários disseram que assistir vídeos de produtos no Youtube os ajudou a tomar uma decisão de compra.

Os vídeos precisam ser, preferencialmente, no formato horizontal, com uma foto de capa chamativa e com uma descrição otimizada para SEO. A duração recomendada varia conforme o tipo de conteúdo e o público. 

E vale ressaltar que 7 a cada 10 pessoas usam a plataforma em dispositivos móveis, como tablets e principalmente smartphones, então é ideal que os conteúdos sejam adaptados a esse formato.

Instagram

O uso de vídeos no Instagram cresceu em mais de 80%. Lá, os vídeos mais assistidos são nos stories, que podem ter até 15 segundos. 

No Feed, os vídeos podem ter duração de 3 segundos a até 1 minuto, no formato quadrado e vertical. Como a plataforma é visual, a foto de capa precisa ser chamativa e similarmente ao Facebook, não conte tanto com o som.

Lembre-se: para prender a atenção, os primeiros 5 segundos são os que mais contam. 

Tik Tok

Essa plataforma ganhou destaque principalmente no último ano, e também pode ser aproveitada para criar consciência de marca e engajamento. 

O público-alvo é mais jovem e os vídeos são mais curtos, com no máximo 15 segundos de duração. Consequentemente, o conteúdo precisa ser mais dinâmico e preferencialmente divertido e descontraído. 

Um ponto positivo para as marcas, é que é possível usar a geolocalização e hashtags de maneira ainda mais efetiva do que no Instagram, para poder alcançar um público em específico. 

Vamos criar uma estratégia de vídeo de produto?

No estudo citado anteriormente, 10% das empresas disseram não ter tempo e nem recurso para criarem e propagarem vídeos dentro da sua estratégia de marketing. Mas isso não precisa ser motivo para deixá-los de lado!

Conte com a ajuda de uma empresa especialista na área, que há anos ajuda seus clientes a contarem histórias que vendem por meio de vídeos e animações! Tudo de maneira personalizada para melhor atender cada mercado e cada necessidade pessoal da empresa em questão. 
Venha para a Vis Produtora e comece o quanto antes a aproveitar todos os benefícios que os conteúdos em vídeo podem te trazer!

Pensando em produzir um Vídeo para sua Empresa?

Informe seus dados de contato e um especialista falará com você.

Leia outros conteúdos

Fale conosco

Rua 7 de Setembro, 1760 – 3º andar – CEP 89012-400 – Blumenau/SC

Produtora Certificada